Nós amamos assistir a vídeos, não é? O vídeo online está crescendo e ganhando espaço cada vez mais. A cada segundo, centenas de horas de vídeo são enviadas apenas para o YouTube. Sem mencionar todo o conteúdo de vídeo de formato curto que apareceu nos últimos anos em aplicativos como Instagram e TikTok. Se você produz ótimos vídeos e também deseja usá-los para direcionar o tráfego para seu site, você precisa alcançar um público-alvo. Porém, fazer com que seus vídeos sejam notados no Google requer algum trabalho extra. Estamos falando sobre SEO de vídeo.
SEO de vídeo é o processo de otimizar seus vídeos e páginas de conteúdo de vídeo para que eles apareçam nos resultados de pesquisa regulares para as frases-chave que você deseja que apareçam. Em geral, existem dois tipos amplos de otimização com vídeos – otimizar a visibilidade de seu site em vídeo e pesquisa universal (Video SEO) e otimizar a visibilidade de seus vídeos em plataformas de mídia social, incluindo sua presença social na pesquisa do Google (YouTube otimização, otimização do Facebook etc.).
Uma das principais preocupações e dúvidas que sempre recebemos sobre esse tópico é que as pessoas presumem que ter seus vídeos no YouTube significará que elas terão uma classificação melhor – tanto porque o Google e o proprietário do YouTube quanto porque a maioria dos vídeos classificados são vídeos do YouTube. Ambos são erros falsos, mas compreensíveis. Você pode obter a classificação de qualquer site com um vídeo, em qualquer plataforma – desde que forneça os dados corretos. O Google indexa e classifica automaticamente o YouTube como uma opção padrão, mas isso não significa que o YouTube seja “preferencial”.
A otimização do YouTube é um jogo diferente. Com a otimização do YouTube, tudo se resume a otimizar o próprio vídeo e os metadados em torno dessa plataforma específica. Seu objetivo é melhorar seus vídeos de forma a obter o máximo de exposição possível. Ou você deseja se tornar viral, construir sua marca, promover sua experiência ou o que quer que você possa imaginar.
O YouTube funciona de maneira diferente dos mecanismos de pesquisa normais. É mais um mecanismo de descoberta do que um mecanismo de pesquisa. A descoberta de conteúdo acontece por meio da barra lateral, vídeos recomendados e outros elementos da infraestrutura da plataforma que não estão diretamente vinculados ao recurso de pesquisa.
Em um mecanismo de pesquisa normal, as pessoas têm uma intenção diferente – elas desejam encontrar ajuda em um determinado tópico. Alguns tópicos são adequados para visualização em um vídeo, enquanto outros tópicos não têm esse aspecto visual. Este é um dos motivos pelos quais você vê vídeos aparecerem em algumas pesquisas no Google, enquanto outras pesquisas não acionarão os resultados dos vídeos.
Se você pesquisar seu tópico e não vir os vídeos listados nos SERPs principais, há uma boa chance de que o Google não encontre conteúdo de vídeo tão valioso quanto outros tipos de conteúdo.
Fonte: https://yoast.com/
Leonardo Rodrigues da Silva, 248
Ed. Infinity Empresarial 6º andar
Sala 618 - Pitangueiras
Lauro de Freitas / Bahia
CEP: 42.701-420