Conteúdos interativos são materiais dinâmicos que estimulam a participação ativa da audiência, tornando a experiência muito mais atrativa. Ao contrário do que acontece em materiais estáticos, a interatividade faz com que o visitante da sua página se sinta protagonista da própria jornada, o que é excelente para o relacionamento com a marca.
Trata-se de um formato que vai diretamente de acordo com as preferências do consumidor 4.0, que tem o desejo de ser tratado como um ser-humano pleno pelas empresas. Em outras palavras, para ter sucesso, as empresas precisam tratar seus clientes como parceiros de negócio, não como meros números em uma planilha de vendas.
Ao deixar que a persona participe da jornada e controle a experiência por meio de interações, você sinaliza que reconhece e valoriza o valor do cliente. Em troca, além do crescimento do engajamento, sua empresa pode desfrutar de diversos benefícios, como a facilidade para captar e analisar dados deixados pelos usuários.
Recapitulando, podemos definir como interativo todo conteúdo que permite que o consumidor influencie diretamente a própria jornada.
Se você parar para pensar, vai notar que a popularidade desse conceito é ainda mais antiga que a popularização da internet. Basta lembrar do programa televisivo “Você Decide”, em que os telespectadores telefonavam para a emissora e escolhiam o final que gostariam de assistir para cada episódio. Não é à toa que, até hoje, trata-se do seriado que teve maior duração na TV Globo.
Geralmente, um dos grandes objetivos de uma estratégia de conteúdo é gerar autoridade ao site e garantir que ele figure entre os principais resultados das SERPs. É que o engajamento é um dos fatores levados em conta por algoritmos de buscadores para definir os websites mais relevantes para as pesquisas feitas por usuários.
O desafio nesse sentido é gerar conteúdo que, de fato, prenda a atenção do consumidor. O estilo de vida moderno, caracterizado por experiências multicanal, faz com que os usuários de internet tenham períodos de atenção cada vez mais encurtados.
Uma pesquisa do Ibope, por exemplo, apontou que 95% dos internautas navega na internet enquanto assiste seus programas de tv favoritos.
Não bastasse a concorrência de outros canais, a própria internet é um ambiente repleto de distrações. A produção de conteúdos dos mais diversos formatos é extremamente volumosa, o que dá às pessoas milhões e milhões de alternativas de consumo. Em meio a tantas opções, como fazer elas escolherem pelo seu material?
O que faz o conteúdo interativo ser tão importante é que ele pode ser a resposta para essa pergunta. Extremamente engajantes, eles apresentam maior facilidade não apenas em chamar a atenção do usuário, mas também de retê-la.
Leonardo Rodrigues da Silva, 248
Ed. Infinity Empresarial 6º andar
Sala 618 - Pitangueiras
Lauro de Freitas / Bahia
CEP: 42.701-420