Como criar estratégias de marketing eficazes para o seu negócio

estratégia de marketing Estratégias de marketing para sua empresa

Uma estratégia de marketing eficaz destaca o crescimento do negócio e, muitas vezes, sua própria existência. Desde atender às necessidades do público-alvo e ajudá-lo a construir fidelidade à marca até determinar os preços certos para seus produtos e serviços, a estratégia certa maximiza suas chances de sucesso no mundo dos negócios.

Definição de Estratégia de Marketing

Uma estratégia de marketing é um plano de ação de longo prazo da empresa que visa promover seus produtos e serviços e obter uma vantagem competitiva.

No entanto, não confunda estratégia de marketing com plano de marketing. O principal objetivo de um plano de marketing é atrair novos clientes e transformá-los em compradores fiéis. Como seu plano de marketing deve estar firmemente enraizado na proposta de valor da sua empresa, ele o ajuda a comercializar seus produtos ou serviços para os consumidores de uma forma mais atraente.

estratégias de marketingEstratégias de marketing x planos de marketing: qual é a diferença?

Embora as estratégias e os planos de marketing desempenhem um papel crucial no sucesso do seu negócio, há várias distinções importantes entre eles a serem lembradas.

Estratégia de marketing Planos de marketing
Longo prazo Curto prazo
Entrega da missão da empresa Táticas em nível de campanha
Suporte ao objetivos de negócios       Apoio à estratégia de marketing

 

Estratégia de marketing x plano de marketing

A principal diferença entre os dois conceitos é que uma estratégia de marketing é uma ideia de longo prazo, enquanto um plano de marketing normalmente lida com questões de curto prazo.

As estratégias de marketing tendem a abranger a missão da empresa como um todo, incluindo o que elas representam e o que esperam alcançar no futuro. Enquanto isso, os planos de marketing normalmente cobrem as várias logísticas das campanhas de marketing, como tipos específicos de dados e pesquisas de mercado.

A estratégia geral de sua empresa ajudará a informar seu plano de marketing , o que significa que é crucial tornar sua estratégia o mais abrangente possível.

estratégias de marketingNoções básicas sobre metas e planejamento de marketing

Agora que você entende os fundamentos de uma abordagem de marketing, precisa começar a mapear os objetivos de marketing de sua empresa.

Primeiro, reserve um tempo para definir os seguintes aspectos essenciais da sua empresa:

Objetivo / missão principal da sua empresa

Pense no Google. A marca sempre foi muito transparente na comunicação da missão principal da empresa – “organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”. Isso é exatamente o que eles fazem, e essa ideia global sustenta todas as inovações e acréscimos nos produtos e serviços da empresa.

A forma como sua empresa opera

Esse aspecto pode estar vinculado à missão da sua empresa. Por exemplo, a Volvo Cars sempre foi conhecida como uma marca de automóveis que se preocupa com o meio ambiente e a segurança. Consequentemente, suas operações comerciais gerais (pense em sua recente mudança para o compartilhamento de carros direto ao consumidor) são sublinhadas pelo princípio da construção de uma economia circular .

estratégias de marketingPor que os clientes devem escolher seus produtos ou serviços

Se você definiu corretamente a missão e a operação da empresa, poderá definir melhor por que as pessoas devem escolher seu produto em vez de outros. Eles podem querer comprar produtos da Apple porque gostam de ser vistos como “pensando diferente”, ou podem escolher um vestido Cos porque são ecologicamente corretos.

Os clientes de hoje não têm falta de opções quando decidem fazer uma compra, portanto, as empresas precisam fazer um esforço para se diferenciar do resto da multidão.

Depois de definir todos os aspectos acima de seu negócio, você saberá o que torna sua empresa única. Seu objetivo agora é comunicar essa exclusividade aos seus clientes, para que eles pensem primeiro no seu negócio.

Como criar uma estratégia de marketing eficaz

Depois de definir o que se entende por estratégia de marketing, é hora de começar a formar uma estratégia poderosa para o seu negócio.

O início do processo de construção da estratégia pode ser assustador para muitos proprietários de empresas. Para ajudar a eliminar algumas das suposições do processo, dividimos a estratégia de marketing padrão em três componentes diferentes, que devem ajudá-lo a construir uma estratégia eficiente, uma etapa de cada vez.

  1. Estratégias competitivas

O principal objetivo de uma abordagem de marketing é obter vantagem sobre seus concorrentes.

Ao formar a estratégia de marketing de sua empresa, pense em como sua empresa pode criar uma vantagem competitiva para ter sucesso.

Análise 4Ps

Para ter uma ideia de seus rivais, execute uma análise 4Ps simples para produtos concorrentes. A estrutura 4Ps é normalmente usada para fins de estratégia de marketing interno, mas você pode usá-la para delinear as características principais de seus concorrentes: produto, preço, local e promoção.

Inicialmente, você deve definir:

As características do produto concorrente;

Seu preço e, portanto, segmento de clientes;

Posicionamento (locais – online e offline – onde o produto é comercializado)

Táticas promocionais (marketing e publicidade).

 

Fonte: https://www.semrush.com/

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