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Entendendo o Google Analytics: o que são usuários e sessões

Entendendo o Google Analytics: o que são usuários e sessões

O Google Analytics é a ferramenta mais conhecida para monitoramento de tráfego em páginas web. No entanto, ao contrário do que essa definição possa parecer, seus recursos vão muito além de uma mera contagem de acessos. O Google Analytics fornece dados completos sobre os caminhos de navegação dos usuários e seu comportamento frente às páginas acessadas. Por esse motivo, ele permite que você avalie a eficiência do seu site, bem como de suas campanhas de marketing digital.

 

Se utilizado da maneira certa, o Google Analytics pode ser um poderoso recurso de gestão para sua página, permitindo tomadas de decisão certeiras e melhorias no seu negócio. Portanto, hoje falaremos de duas métricas muito úteis oferecidas por essa ferramenta: sessões e usuários.

 

Veja como cada uma delas funciona e conheça seus benefícios para o aumento de tráfego da sua página.

 

O que são sessões

 

Essa métrica, antes conhecida como “visitas”, calcula o número de sessões individuais iniciadas por cada usuário para o seu site. Ou seja, todas as vezes que um usuário interage com o conteúdo de sua página, é contada 1 sessão. Contudo, o sistema toma o cuidado de relacionar essa atividade ao tempo de interação, da seguinte maneira: se o usuário ficar inativo por 30 minutos ou mais, qualquer atividade posterior que essa pessoa tiver no seu site será entendida como uma nova sessão; porém, aqueles usuários que deixaram seu site, mas retornaram em até 30 minutos, são contados como parte da sessão original.

 

Desse modo, você verá que o número de sessões normalmente é maior que o número de usuários, pois uma mesma pessoa pode ter várias sessões em seu site. Quando uma nova pessoa inicia uma sessão, é contada uma sessão e um usuário adicionais. Porém, quaisquer futuras sessões do mesmo usuário em um determinado período de tempo são consideradas apenas sessões adicionais, e não novos usuários.

 

O que são usuários

Essa métrica era antes chamada de “visitantes únicos” e “usuários ativos”. Ela se refere à quantidade de pessoas que interagiram com o conteúdo de seu site em um determinado período de tempo. Isso significa que, se um mesmo usuário visualizar 10 vezes suas páginas, ele ainda contará apenas como um único usuário. Nessa métrica, os visitantes são mapeados durante sua navegação e, assim, só são contabilizados aqueles que nunca interagiram com seu site em outra ocasião.  Por meio desse dado, você tem uma ideia real se seu site está conquistando mais usuários ou apenas mantendo os que já possui.

 

Por que essas métricas são importantes?

 

Essas métricas são essenciais para o sucesso de sua página, especialmente se você as analisa em conjunto. Por meio delas, é possível avaliar a qualidade do seu conteúdo e o sucesso de suas campanhas de marketing digital.

Por exemplo, se você verifica que não há muitas interações de cada usuário em seu site, é possível que seu conteúdo não esteja cativando as pessoas a continuarem navegando. Do mesmo modo, se você investe em uma determinada campanha de marketing, mas percebe que o número de usuários permanece o mesmo, ou aumenta muito pouco, talvez seja necessário rever sua campanha.

O contrário também é verdadeiro: se há muitas sessões em seu site, provavelmente você tem acertado no conteúdo e pode direcionar a produção de novos conteúdos conforme o que tem tido sucesso. O que é válido também, se após determinada campanha de marketing o número de usuários aumenta bastante, você sabe como inverstir seus recursos sem ter prejuízo.

 

Dicas para aumentar o tráfego

 

Por meio dessas métricas, você faz um diagnóstico muito bom de seu site. No entanto, para mudar a situação é necessário rever alguns aspectos que influenciam diretamente o sucesso de suas páginas. Veja a seguir algumas práticas que podem otimizar seu site e gerar mais tráfego qualificado:

Links – uma coisa que os buscadores levam em conta na hora de rankear sua página são os links que ela recebe. Por isso, participe de fóruns, blogs e outras páginas que atinjam seu público-alvo, deixando seu link nesses locais.

Técnicas de SEO – essas técnicas otimizam seu conteúdo para que os buscadores recconheçam facilmente seu site e o posicionem nos primeiros resultados das pesquisas.

Palavras-chave – as palavras-chave que você utiliza para definir o conteúdo de seu site precisam ser as mais específicas possíveis, para que sua página seja localizada por quem realmente tem interesse no assunto.

Conteúdo único – verifique se alguma outra página não tem copiado seu conteúdo. Quando os buscadores identificam conteúdo duplicado, eles normalmente os penalizam e pioram seu rankeamento.

 

Fonte: http://marketingdeconteudo.com/


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