contato@spnweb.com.br
(71) 3508-7739  |  99611-7114
Criação de Sites, Mídias Sociais, Loja Virtual, Merketing Digital
Marketing Digital, Consultoria digital, Adwords, SEO - Salvador Bahia
E-commerce, Loja virtual, Leads - Salvador Bahia
Criação de sites responsivos

Como a busca orgânica do Google funciona.

Como a busca orgânica do Google funciona.

O primeiro passo antes de otimizar um site para o Google é entender um pouco melhor como a ferramenta funciona e de que forma ela apresenta seus resultados de pesquisa. As buscas são dividas entre resultados pagos e orgânicos (gratuitos). Os resultados em rosa são aqueles em que um anunciante paga pelo clique através do Google Adwords.

Para explicar esse algoritmo costumamos utilizar uma comparação que torna o entendimento um pouco mais claro: imagine que você está entrando em uma livraria e queira comprar um bom livro sobre marketing.

 

Não importa se alguém escreve se for sobre outros assuntos, a primeira coisa a se fazer é limitar pelo tema. Para isso, precisamos encontrar “pistas” em cada livro que mostrem se eles possuem relação com o assunto ou não. Encontramos essas pistas olhando o título, o subtítulo, a capa, o índice, o sumário e talvez alguma folheada no meio do conteúdo.

 

Depois é preciso classificar os melhores, colocando em ordem de acordo com a relevância. Nesse ponto devemos tentar identificar as melhores obras e autores mais reconhecidos. Formas de fazer isso são tentarmos nos lembrar das indicações que já recebemos, de palestras feitas, do currículo de cada um e assim por diante.

No caso do Google, a intenção é mesma: escolher algo que represente bem o tema e classificar de acordo com a relevância. O que muda é a forma de se chegar lá, uma vez que não há memória ou julgamento humano para escolher os resultados.

 

Para identificar se a página fala sobre o assunto são analisadas partes importantes da estrutura como o título, os subtítulos, os textos, as legendas das imagens e outros elementos que vamos apresentar mais adiante. Tudo isso é comparado com as palavras buscadas, procurando assim reconhecer alguma relação.

 

Já a classificação leva em conta o quanto o site é indicado por terceiros. Na Internet isso toma a forma de links recebidos, que funcionam quase que como votos. Quanto mais links e de sites com maior autoridade uma página tiver, maior a probabilidade dela alcançar as primeiras posições do Google.

Saiba mais.


Parceiros