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Dicas de marketing nas mídias sociais

Dicas de marketing nas mídias sociais

 

marketing nas mídias sociais é o conjunto de ações de marketing digital que visam criar relacionamento entre a empresa e o consumidor, para atrair a atenção e conquistar o consumidor online.

 

marketing nas mídias sociais envolve basicamente relacionamento. O conteúdo, gerado no marketing de conteúdo, é peça chave, pois ajuda a manter uma conversa mais constante, e portanto facilita o relacionamento. No caso do marketing das pequenas  empresas na Internet, você pode começar seguindo estas dicas, e implantando já cada uma das ações a seguir.

Crie seu blog

Como vimos no marketing de conteúdo, você deve criar um blog no site da sua empresa, e mantê-lo atualizado. Isso facilita a comunicação, e mantém o consumidor informado.

 

A grande maioria das mídias sociais possuem mecanismos para atualizar seu perfil a partir do seu blog. Assim quando você publica algo, os consumidores que seguem ou são amigos seus nas mídias e redes sociais, vão ser atualizados.

 

Note que muitas pessoas se concentram somente em uma ou duas redes sociais. Leêm pouco os blogs, e não usam tanto os emails. Assim, abastecer seu perfil nas redes sociais com os artigos do seu blog, amplia a exposição da sua empresa.

Crie seu Twitter

Twitter se expandiu muito rapidamente no Brasil (18 milhões de usuário em Agosto de 2010) e está sendo usado pelo seu consumidor, e também por muitos estudantes e  jornalistas. Assim ele deve ser a base de sua estratégia de marketing nas mídias sociais.

 

Crie um perfil seu, de sua empresa ou de seu blog no Twitter. Busque pessoas importantes para seu negócio para segui-lo.

 

Instale em seu blog um aplicativo que tuite seus posts (o WordPress tem isso pronto como plugin) e complemente escrevendo coisas interessantes que acontecem com seu negócio uma vez por dia.

 

Faça um mapa

Faça o mapa da blogosfera, como cito em meu livro A Bíblia do Marketing Digital. Ele é uma lista com os principais blogs que falam sobre temas relacionados ao seu negócio, e que possivelmente seu consumidor também lê. Isso é muito útil para todas as ações de marketing digital.

 

Sua lista deve ter pelo menos quinze blogs relacionados ao seu negócio.

Assine os respectivos feeds RSS e acompanhe esses blogs uma vez por semana (você pode usar o iGoogle para isso).

 

Faça comentários sempre que ler um post interessante. Coloque seu e-mail e site na assinatura do comentário.

Crie seu perfil nas redes sociais

Como uma pequena empresa, seu marketing digital deve ser focado.Mas: Você tem que estar onde o consumidor está.

 

Assim você não pode estar em todos os lugares. Pense nas mídias sociais que são mais relevantes para o seu consumidor. Se necessário, converse com alguns clientes e veja quais eles usam. Orkut, Facebook, LinkedIn? Quem tem que dizer é o seu consumidor.

 

Crie um perfil seu, de sua empresa ou de seu blog no Orkut. Pesquise algumas comunidades de seu interesse no Orkut e participe delas. Acompanhe seus contatos e mensagens uma vez por semana.

 

Se o público jovem está dentro do perfil de seu consumidor, faça o mesmo com o Facebook.

Se você trabalha no setor fonográfico, com música ou shows, participe do MySpace. Se você compõe ou produz música procure se cadastrar como músico.

 

Crie um perfil profissional seu, não de sua empresa, no LinkedIn. Crie sua rede inicial no LinkedIn com ex-colegas de estudos e trabalho e outros contatos que você conhece. Participe dos grupos de seu interesse. Acompanhe seus contatos e mensagens uma vez por semana.

Não faça SPAM

Nunca use ferramentas de envio de mensagens em massa. Resista à tentação de fazer publicidade aberta em suas intervenções, mas use seu nome, e-mail e site como assinatura de qualquer intervenção que fizer em mídias ou redes sociais.

Seja focado, e mantenha a conversa fluindo

Reserve para tudo isso um horário, uma vez por semana, para trabalhar seu relacionamento com o público nas mídias sociais. O importante é criar algo que seja constante.

 

Mas lembre-se: Ouça primeiro, Interaja quando necessário, Responda quando perguntado.

 

Se um consumidor fizer uma reclamação pelas mídias sociais. Resolva e depois Comunique a solução.

 

Fonte:www.claudiotorres.com.br

 


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