A importância de ter um site responsivo para seus usuários. Com tantas pessoas online nos dias de hoje, é importante ter um site que se destaque do resto. Está tudo bem pagar por algo que parece chique e colorido, mas se não for responsivo, você pode perder uma grande porcentagem de seu público…
Vamos ser sinceros, até seus avós estão usando a internet agora e estão se tornando uma grande parte de certos públicos, então seu site precisa ser acessível a todos, em todos os lugares e em todos os dispositivos.
A importância de ter um site responsivo para seus usuários.
O aumento do uso de dispositivos móveis em nossas vidas cotidianas significa que agora estamos pesquisando na Internet em qualquer lugar, o dia todo. Quantas vezes você pesquisou na internet em seu telefone, mas não conseguiu usar o site escolhido corretamente? Isso pode ser porque não tinha ‘responsividade’ em mente quando foi projetado.
Um design responsivo consiste em um layout flexível que permite que um site se ajuste automaticamente de acordo com o tamanho da tela em que está sendo visualizado. PCs e laptops possuem telas em modo paisagem, porém, tendemos a visualizar a internet em nossos telefones, e alguns tablets, predominantemente em retrato. Isso significa que você precisa ter um site projetado de forma responsiva para usuários de telefone e usuários de PC para garantir uma navegação fácil.
A importância de ter um site responsivo para seus usuários. Quem cria seu site precisa ser capaz de pegar o layout de design inicial e garantir que ele funcione para telas verticais e horizontais, bem como para as dimensões de tamanho de tela recomendadas. Algumas imagens ou seções de formato exclusivo do seu site, como CTAs, podem ficar ótimas em paisagem, mas não funcionarão ou darão o mesmo efeito em retrato. Trabalhar com plataformas de sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto como o Umbraco é uma ótima maneira de garantir que isso seja totalmente resolvido.
Também é importante observar que sites ‘amigáveis para dispositivos móveis’ não significam a mesma coisa e nem sempre são totalmente responsivos. O que parece bom e funciona para um dispositivo iPhone, pode não funcionar ou ter a mesma aparência em um tablet Samsung, mesmo que ambos sejam retrato.
Por que um design responsivo é tão importante?
Se o seu site não funcionar em diferentes tipos de tela, há uma grande chance de que as pessoas não usem ou não possam usar seu site. Pense nisso, se você não gosta de um site – não parece certo, você não pode clicar ou tocar nas coisas – você volta aos resultados da pesquisa e encontra um site diferente para fornecer o que deseja. Aqueles que não têm um dispositivo desktop e usam apenas um celular para navegar na Internet, imediatamente se perderão se seu site não for responsivo e não funcionar em celulares.
Isso não significa apenas que você perdeu tráfego e aumentou sua taxa de rejeição, mas também perdeu clientes em potencial e, portanto, vendas. Um site responsivo pode resultar em melhores experiências e jornadas do cliente, o que, por sua vez, pode levar a uma taxa de conversão muito maior para o seu site.
Com o Google sendo o principal mecanismo de busca que as pessoas usam, você tem que jogar de acordo com suas regras. O Google decide o quão bom ou relevante seu site é e, portanto, onde classificá-lo em suas páginas de resultados. E um dos maiores pontos positivos de ter um design responsivo para o seu site é a melhoria nas classificações dos mecanismos de pesquisa.
A importância de ter um site responsivo para seus usuários. A capacidade de resposta é um dos determinantes do Google para seu sistema de classificação e, se seu site não for responsivo, ele será automaticamente classificado abaixo dos que são – colocando você mais abaixo na lista do que conteúdo potencialmente menos apropriado apenas porque seu site não é responsivo. Portanto, todo esse tempo que você gastou em SEO, palavras-chave e meta descrições será essencialmente uma perda de tempo.
Como implementar o design responsivo?
O design responsivo pode ser condensado em 3 seções principais – layout, mídia e tipografia – embora haja um pouco mais do que isso. Novamente, o layout é importante em termos de tipos e dimensões de tela, você precisa acertar para aparecer corretamente em determinados dispositivos. E, como mencionado anteriormente, você deve garantir que certas seções do seu layout de design ainda funcionem e pareçam corretas em outros dispositivos.
Mídia refere-se às imagens e vídeos que você usa em seu site. Se você não tiver nenhum, isso não será um grande problema… mas você definitivamente deve ter vídeos e imagens em seu site. Eles também precisam ser responsivos, por exemplo, no seu PC, a imagem do cabeçalho de uma paisagem montanhosa contra um dramático céu noturno estrelado parece adorável, muito atraente. No entanto, no seu telefone retrato, tudo o que você vê é uma seção ampliada no meio da montanha e o fator uau é perdido. Certifique-se de estar usando as imagens certas no tamanho certo que podem ficar bem no modo paisagem e retrato.
E, por fim, tipografia, fonte e tamanho da fonte também devem ser algo que você considera para o seu design responsivo. É tão simples quanto certificar-se de que o tamanho da fonte que você está usando funciona em todos os formatos e tamanhos de dispositivo – o texto pode parecer muito pequeno de repente quando você não o redimensionou para dispositivos móveis. E da mesma forma, você deve verificar se o tipo de fonte em si é legível em todos os dispositivos, se o usuário não puder ler o que você está oferecendo, eles não se tornarão clientes.
Fonte: https://www.sitepronews.com/
Leonardo Rodrigues da Silva, 248
Ed. Infinity Empresarial 6º andar
Sala 618 - Pitangueiras
Lauro de Freitas / Bahia
CEP: 42.701-420