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O que são leads

O que são leads

O universo do marketing digital popularizou o termo lead, principalmente entre empresas que utilizam estratégias para, através de conteúdo, atrair e se relacionar com clientes até o momento da abordagem comercial. Mas, afinal, o que são leads? Os leads são contatos identificados — consumidores que deixaram informações pessoais, como nome, e-mail, ou telefone, em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa. Para saber mais sobre o

 

Como preparar a empresa para os leads?

Antes de mais nada, para atrair leads, a empresa precisa saber como funciona o funil de vendas. Este é o caminho percorrido pelo consumidor desde o primeiro contato com a marca até o momento da compra.

 

Cada etapa do funil de vendas requer a produção de conteúdo apropriado para aquele lead — se um cliente potencial está no topo do funil, ele não poderá receber o mesmo conteúdo de uma pessoa que encontra-se no meio da jornada, por exemplo. Por isso, é fundamental respeitar as fases do funil de vendas para garantir que sua estratégia seja executada corretamente e, assim, traga resultados efetivos para a empresa.

 

Mas como atrair leads?

O conteúdo de qualidade é a chave para o sucesso dessa estratégia de marketing digital. Antes de iniciar a produção de conteúdo, é preciso identificar de forma clara quem é a sua persona. A persona é um método muito eficiente, que se baseia na criação de um personagem que represente o seu cliente ideal. Todos os esforços para a geração de leads estarão voltados para atrair esse público, portanto, crie a sua persona antes de começar a buscar leads.

 

Para começar a captar leads de qualidade, é preciso criar “iscas”, que podem ser consideradas conteúdo de valor. Dessa forma, a empresa vai atrair o interesse do seu cliente potencial. Conteúdos como, e-books, webinars, templates, pesquisas e estudos, entre outros materiais, são muito eficazes na etapa de geração de leads.

 

Além disso, as landing pages são excelentes aliadas para chamar a atenção da sua persona. É através delas que o visitante preencherá os seus dados para baixar uma oferta, portanto, invista em uma página de captura clara e objetiva para não confundir as pessoas. Para isso, destaque a recompensa que o lead receberá ao se cadastrar, utilize cores atraentes e solicite poucas informações, como nome e e-mail. A partir daí, a empresa começa a se relacionar com o seu lead, principalmente através do envio de e-mails.

 

Como fazer a gestão de leads?

Tão importante quanto a atração de clientes potenciais, é sua educação. A gestão de leads é essencial para garantir que o processo traga resultados assertivos para a empresa. Sendo assim, é fundamental disponibilizar conteúdo que faça com que o lead caminhe pelas etapas do funil de vendas e, assim, fique cada vez mais próximo da venda.

 

Mas atenção! Uma abordagem comercial no momento inadequado pode comprometer toda a sua estratégia. Por isso, invista na criação de conteúdo que seja útil ao longo da jornada do consumidor, respeitando cada uma das fases do funil. Contratar um software de automação de marketing é uma ótima solução para tornar o envio de e-mails um processo automático e, também, garantir que o conteúdo será próprio para cada etapa em que a persona se encontra.

 

Um dos principais benefícios que a gestão de leads oferece é a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Afinal, se um lead é direcionado ao time de vendas no momento em que ele está pronto para consumir, os vendedores vão empregar menos tempo em torno daquele cliente potencial.

 

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Fonte: http://www.organicadigital.com